Teatro-Educação e Ludicidade: novas prespectivas em educação



Referências
bibliográficas

COSTA, Alexandre S. da. Teatro-Educação e Ludicidade: novas prespectivas em educação. Revista da Faced, Salvador, nº 08, p. 95-108, 2004. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rfaced/article/viewArticle/2815. Acesso em: 08 out. 2012.

Breve resumo
O texto ressalta a necessidade de que façam também parte do processo formatiovo do educando o estranhar a realidade que nos cerca e o perceber formas de alterá-la. Apresenta ainda o teatro e a ludicidade a ele inerente como uma possível via para a realização dessa proposta.

Transcrições de citações mais importantes

“O teatro-educação, então, possibilita a transcendência da realidade imediata, destruindo a objetividade reificada das relações sociais estabelecidas e abre uma nova dimensão da experiência, o renascimento da subjetividade rebelde, necessária aos dias de hoje.” (p.97)

“[...] a mudança radical e cultural deve basear-se na subjetividade dos próprios indivíduos, na sua inteligência e nas suas paixões, nos seus impulsos e nos seus adjetivos. Nesse viés, percebemos o quão importante é utilizarmos uma linguagem em Arte-Educação que reflita os conflitos inerentes à vida desses educandos e que se utilize e reflita em uma abordagem contextualizada e visceral, por parte dos educandos.” (p. 98)

“Há uma importante constatação que percebemos no Drama como método de ensino e no Teatro-Educação é que as dimensões artísticas e a dimensão educacional alimentam uma a outra. Tal perspectiva faz com que a experiência teatral transforme a compreensão ou o entendimento dos participantes em nível pessoal, social, estético e artístico.” (p. 107)

Comentário pessoal

O discurso do autor é pertinente.
O envolvimento propiciado pelo estado lúdico abre espaço para que a subjetividade se mostre e atue no processo e o teatro pode ser uma experiência lúdica.
Também sabemos que o teatro se coloca como possibilidade para explicitar contradições sociais e estimular a busca e experimentação de alternativas frente às situações colocadas.
Considerando que uma formação crítica e atenta à realidade circundante é fundamental, o teatro e sua inerente ludicidade podem ser uma via de ação.
Senti falta, no entando, de um maior aprofundamento das idéias apresentadas.

Utilização de materialidades no processo criativo


 -