Referências
bibliográficas
|
COSTA, Alexandre S. da. Teatro-Educação e Ludicidade: novas
prespectivas
|
Breve resumo
|
O texto
ressalta a necessidade de que façam também parte do processo formatiovo do
educando o estranhar a realidade que nos cerca e o perceber formas de
alterá-la. Apresenta ainda o teatro e a ludicidade a ele inerente como uma
possível via para a realização dessa proposta.
|
Transcrições de citações mais importantes
|
“O
teatro-educação, então, possibilita a transcendência da realidade imediata,
destruindo a objetividade reificada das relações sociais estabelecidas e abre
uma nova dimensão da experiência, o renascimento da subjetividade rebelde,
necessária aos dias de hoje.” (p.97)
“[...] a
mudança radical e cultural deve basear-se na subjetividade dos próprios
indivíduos, na sua inteligência e nas suas paixões, nos seus impulsos e nos
seus adjetivos. Nesse viés, percebemos o quão importante é utilizarmos uma
linguagem em Arte-Educação que reflita os conflitos inerentes à vida desses
educandos e que se utilize e reflita em uma abordagem contextualizada e
visceral, por parte dos educandos.” (p. 98)
“Há uma
importante constatação que percebemos no Drama como método de ensino e no
Teatro-Educação é que as dimensões artísticas e a dimensão educacional
alimentam uma a outra. Tal perspectiva faz com que a experiência teatral
transforme a compreensão ou o entendimento dos participantes em nível
pessoal, social, estético e artístico.” (p. 107)
|
Comentário pessoal
|
O discurso do
autor é pertinente.
O
envolvimento propiciado pelo estado lúdico abre espaço para que a
subjetividade se mostre e atue no processo e o teatro pode ser uma
experiência lúdica.
Também
sabemos que o teatro se coloca como possibilidade para explicitar
contradições sociais e estimular a busca e experimentação de alternativas
frente às situações colocadas.
Considerando
que uma formação crítica e atenta à realidade circundante é fundamental, o
teatro e sua inerente ludicidade podem ser uma via de ação.
Senti falta,
no entando, de um maior aprofundamento das idéias apresentadas.
|
Utilização de materialidades no processo
criativo
|
-
|