Leitura das Pinturas Narrativas de Peter Brüghel, o Velho


FICHA DE LEITURA

Referências
bibliográficas

KOUDELA, Ingrid. Leitura das Pinturas Narrativas de Peter Brüghel, o Velho. In: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cenicas, 2007, Belo Horizonte.
Disponível em: www.portalabrace.org. Acesso em: 08 out. 2012.

Breve resumo
A autora descreve seu trabalho em sala de aula com processos criativos em teatro tendo como pré-texto os quadros de Peter Brughel.

Transcrições de citações mais importantes

“Um segundo passo, mais específico em Brecht, se diferencia pelo fato de chamar a atenção para processos sociais. Em oposição a outras tendências artísticas, ele busca meios que visam mostrar as relações dos homens entre os homens, sendo que justamente aquilo que é cotidiano, usual, deve ser tratado como histórico.” (p.2)

“A etapa da descrição da imagem é um dos momentos mais sutis e produtivos na leitura de imagens. A verbalização daquilo que é visualizado faz com que a percepção de formas e conteúdos seja trazida para a consciência. “ (p.2)

Comentário pessoal

A autora descreve as etapas de uma de suas aulas a partir das imagens dos quadros de Peter Brughel. É particularmente interessante essa apropriação do conetúdo da obra através da verbalização que, posteriormente, será convertida em imagens congeladas e cenas.

Utilização de materialidades no processo criativo


  Quadros de Peter Brughel