Referências
bibliográficas
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FERRAIUOLI, Adriano de Almeida. A Ludicidade e a expressão criativa
presentes em teatro de bonecos, na abertura de perspectivas estéticas em
discentes da
educação básica. Anais do V ENLETRARTE, Campos dos Goytacazes, 2011. Disponível em: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/enletrarte/article/view/2040.
Acesso em: 10 out. 2012.
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Breve resumo
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O autor faz
uma crítica ao sistema de ensino vigente a fim de salientar a necessidade de
mudança nos métodos de trabalho.
Em seguida,
conceitua criatividade, apontando-a como a principal característica do
trabalho artístico e salienta a importância da valorização da experiência
prévia do educando e a necessidade de aproximar o trabalho da realidade dos
discentes e promover trocas entre eles num processo dialético de
ensino-aprendizagem.
O autor
apresenta, então, a definição de ludicidade como uma vivência de um estado de
inteireza que deve ser condição fundamental no ensino para crianças e aponta
o teatro de bonecos como alternativa de trabalho lúdico em sala de aula.
Ferraiuoli
baseia-se em Vigostsky para afirmar que o jogo, o brincar, é uma via de
aprendizado para criança e que o
teatro, a dramatização possibilita essa brincadeira.
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Transcrições de citações mais importantes
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“Assim, como
desafio do presente trabalho teórico-prático, que estamos desenvolvendo através
de uma pesquisa de pós- graduação, relacionada ao Programa do Mestrado em
Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,
vimos utilizando o teatro de bonecos como um instrumento potencializador da
criatividade, ludicidade e das relações socioculturais de educandos, tendo em
vista a necessidade de formação integral de sujeitos históricos,
ressignificando suas experiências de forma crítica, estética e criativa.” (p.
2)
“As vivências
em teatro de bonecos como uma proposta pedagógica poderá estabelecer uma
relação mediadora entre os alunos e o pesquisador, na medida em que o
pesquisador no desenvolvimento da pesquisa, direcione as atividades de forma
a estabelecer um exercício dialético entre o conhecimento que detém e o que
as crianças trazem de seu universo sociocultural.” (p. 10)
“Assim, cabe
ao pesquisador propiciar nas vivências em teatro de bonecos
uma
“materialidade da ação”, que busque a interatividade, objetivando a promoção
da integração, do sentimento de pertença, de trocas, da crítica e da
autocrítica, de discussões temáticas e de elaborações colaborativas, como:
exploração, experimentação e descoberta entre as crianças (SILVA, 2010,
p.206).” (p. 12)
“Desta forma,
as vivências em teatro de bonecos, podem vir a representar
uma
possibilidade de aplicação de práticas pedagógicas lúdicas, que busquem a
espontaneidade, a alegria, a autonomia e a liberdade associadas
diretamente ao desenvolvimento da criatividade nas crianças.” (p. 12)
“A atividade
expressiva em teatro de bonecos utilizará como uma de suas ferramentas
didáticas o boneco, um fantoche, criado e confeccionado artesanalmente pelas
próprias crianças. Pretende-se que o participante, ao criar, confeccionar e
manipular os bonecos para participação nas vivências de teatro de bonecos,
possa estar em contato direto com o ato de brincar, possivelmente,
desenvolvendo sua criatividade através da ludicidade, além da oportunidade da
interação com os seus colegas de turma.” (p. 13)
“A partir da
constatação dos primeiros resultados da pesquisa que já foram
coletados,
encontramos no processo das vivências em teatro de bonecos um espaço de
criatividade e de ludicidade a partir de um entrelace das relações na busca
de soluções criativas pela consciência do corpo em ação intencional com o
meio. O teatro de bonecos se revela como uma linguagem estética, que utiliza
do corpo, da voz, da criação plástica e corporal, da expressão lúdica e poder
criativo do corpo. Apresentando-se como um recurso didático para a Educação e
para o Ensino da Arte capaz de favorecer significativamente no
desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e das interações
socioculturais das crianças participantes do projeto.” (p. 16)
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Comentário pessoal
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Senti falta de exemplos práticos da
utilização de bonecos em sala de aula e da exposição dos resultados da pesquisa
prática, que devem ser dados disponíveis para o autor, uma vez que ele
próprio, na introdução informa que a sua pesquisa é de caráter
teórico-prático.
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Utilização de materialidades no processo
criativo
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Bonecos
– fantoches criados e confeccionados pelos alunos
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Referências utilizadas pelo autor e aqui
citadas:
SILVA, M. Sala de Aula Interativa. São Paulo:
Loyola, 2010.